quarta-feira, 14 de julho de 2010

Reconhecimento, uma questão de paradigmas

No trabalho, na escola, nas famílias, em todas atividades exercidas por um grupo de pessoas pode-se dizer que o que todos os indivíduos buscam seja o tão falado RECONHECIMENTO. Entretanto com o passar do tempo e a vivência de algumas experiências percebo que esta pode ser uma questão de paradigmas instalados no caráter e nos valores de cada um.
Estou lendo "O Monge e o Executivo" de James Hunter e em certo momento da história ele define de forma
simples e compreensível a palavra paradigma como, "padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos
para navegar na vida". Então o que isso tem a ver com reconhecimento? Tem tudo a ver! Uma pessoa reconhece a outra pelas atividades que faz ou atitudes que toma em determinadas situações, entretanto se os meus paradigmas são diferentes do de outras pessoas, consequentemente, não vamos dar o merecido reconhecimento de acordo com os mesmos valores e quesitos, ou seja, de acordo com os meus paradigmas certa pessoa merece meu reconhecimento e outra não, mas para você isso pode ser exatamente o oposto.
Por exemplo, dentro de uma empresa, escola ou qualquer ambiente de trabalho, algumas pessoas valorizam e reconhecem aqueles indivíduos que realmente contribuem para o desenvolvimento da organização, que trabalham diariamente pensando na coletividade; já outros valorizam e reconhecem aqueles que estão sempre "puxando o saco", protegendo um aqui, outro ali... enfim, são situações que todos conhecem e que constantemente acontecem. O que eu quero dizer é que de acordo com os meus valores um pessoa pode ser útil e deve ser valorizada por algumas caracteríscias mas para você, ou para outras pessoas essas características posssam ser outras. Desta forma a valorização e o reconhecimento dado a alguém vai depender muito dos valores e paradigmas de quem está julgando.
Escrevo isto, como que um desabafo diante de muitas coisas que tenho visto desde que comecei a trabalhar, e posso afimar, com certeza, que isso ocorre em diferentes tipos de instituições. Por isso, não se sinta chateado, triste ou menosprezado se não for reconhecido dentro de sua empresa, na sua escola ou universidade, ou até mesmo por pessoas queridas de sua família, afinal, reconhecimento pode ser uma questão de paradigmas.

Um comentário:

  1. Ta bem legal seu blog linda!
    Com certeza voce vai conseguir tudo que merece ainda :D
    bjoo amo vc ;*

    ResponderExcluir