sábado, 10 de julho de 2010

O despertar de uma paixão

Não entendi como e nem o porque, mas de uma hora para outra o cinema ganhou extrema importância na minha vida.
Eu não entendia exatamente o que era o cinema, no que se baseava as produções de cinema, não sabia como fazer uma análise fílmica de qualidade, normalmente não conseguia aborver a essência dos assuntos tratados em cena. Entretanto, após participar de um maravilhoso festival promovido na cidade de Maringá, comecei a enteder e aceitar o cinema não mais como atividade de sábados chuvosos com o namorado ou com as amigas e sim como uma atividade cultural, extremamente produtiva na medida em que se consegue escolher e analisar bons filmes.
No 6º Festival de Cinema de Maringá, eu tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre o processo de produção, roteiro e montagem cinematográfica. Conheci também um pouquinho das leis de incentivo públicas e privadas que permitem as produções nacionais. Durante as oficinas produzimos um curta metragem chamado Paranóia, que contava a experiência de um garoto inseguro que sofre com a ansiedade de um encontro amoroso. Acesse e assista clicando no link: http://www.youtube.com/watch?v=K13mExTtH-c)  Neste curta eu faço o papel da Desilusão (uma personagem dos subconsciente do garoto), atuo, mas também dirijo uma cena, participo também da direção de arte. Foi assim, todo mundo vivendo um dia de 'Severino' e fazendo de tudo um pouco; contribuição maravilhosa para aprendizagem. Estou certa de que esta experiência despertou em mim essa paixão tão saudável que é a paixão pelo cinema.
No festival tive a oportunidade de conhecer mestres da área como Geraldo Piolli e Pedro Merege, ambos pessoas maravilhosas pessoal e profissionalmente. Após atuar no curta-metragem 'Paranóia', Merege me convidou para atuar em um curta produzido por ele que seria gravado em Curitiba. Na época eu estava trabalhando e para gravar tive que fazer um grande esforço, que acredito que foi recompensado. Dia 24 deste mês foi lançado o curta 'Mesera' gravado em Curitiba com a equipe de Pedro Merege.
O lançamento aconteceu na Cinemateca de Curitiba e contou com a presença de pessoas com muita experiência na área. Creio que a gravaçao deste curta foi uma das melhores experiências já vividas por mim. É simplesmente maravilhoso fazer algo por paixão, pura e simplesmente. Creio que quando fazemos as coisas desta forma os resultados sempre são positivos.

Um comentário:

  1. Oi Laís, concordo com vc quando diz que devemos fazer as coisas por paixão! Só assim vc consegue dar tudo de si e, dessa forma, o trabalho sai sempre melhor e mais bonito. A sétima Arte é realmente maravilhosa. Se é um sonho, corra atrás dele, vale a pena! Parabéns pelo blog! Beijos

    ResponderExcluir